terça-feira, 13 de dezembro de 2011

OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO

Olá, filhinhos amados, eleitos do Pai. Estudando um pouco sobre a fé reformada (Os Reformadores), tenho buscado alcançar um entendimento mais aguçado, purificado dos conceitos ou pré-conceitos que se formaram e minha formação cristã. Todos devemos buscar a verdade, pois nada há contra a verdade senão pela verdade.

Isto posto, quero compartilhar um texto que encontrei na Wikipédia (um tipo de enciclopédia livre - sem partidarismo religioso). Minha proposta é que todos possam postar seus comentários a respeito desses cinco pontos (TULIP). Posteriormente publicaremos um artigo a respeito dos Cinco Pontos do Arminianismo (no que a maioria das igrejas modernas creem), a fim de crescermos um pouco mais nas Sagradas Letras. Chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa, lembrando novamente a todos que as notas a seguir é de uma enciclopédia livre que não tem o fim de convencimento, mas tão somente informar.




Os Cinco Pontos do Calvinismo, (conhecidos pelo acróstico TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês) são uma síntese dos cânones teológicos definidos no Sínodo de Dordrecht, no âmbito da disputa entre calvinistas e arminianos acerca das doutrinas da Graça e da Predestinação. Eles refletem a soteriologia típica do movimento calvinista, interpretando a natureza da graça de Deus na salvação da criatura humana. Seu eixo é a afirmação de que Deus é perfeitamente capaz de salvar cada pessoa que Ele tenha a intenção de tornar objeto de sua graça salvadora e que seu trabalho não pode ser frustrado por algo ou alguém que fique no caminho, na tentativa de impedir sua conclusão. 
Esses Cinco Pontos são:


Depravação total do homem

Também chamada de "depravação radical", "corrupção total" e "incapacidade total". Indica que toda criatura humana, em sua condição atual, ou seja, após a queda, é caracterizada pelo pecado, que a corrompe e contamina, incluindo a mente. Por isso, afirma-se que ninguém é capaz de realizar o que é verdadeiramente bom aos olhos de Deus. Em contrapartida, o ser humano é escravo do pecado, por natureza hostil e rebelde para com Deus, espiritualmente cego para a verdade, incapaz de salvar a si mesmo ou até mesmo de se preparar para a salvação. Só a intervenção direta de Deus pode mudar esta situação. 


Eleição incondicional 

Eleição significa "escolha". É a escolha feita por Deus desde toda a eternidade, daqueles a quem ele concedeu a graça da salvação. Esta escolha não se baseia no simples mérito, ou na fé das pessoas que ele escolhe, mas se baseia em sua decisão soberana e incondicional, irrevogável e insondável. Isso não significa que a mesma salvação final é incondicional, mas que a condição em que assenta (fé) é concedida também pela graça de Deus, como seu presente para aqueles a quem Ele escolheu incondicionalmente. 


Expiação limitada 

Também chamada de "redenção particular" ou "redenção definida", significa a doutrina segundo a qual a obra redentora de Cristo foi apenas visando a salvação daqueles que têm sido alvo da graça da salvação. A eficácia salvífica do Cristo redentor, então, não é "universal" ou "potencialmente eficaz" para quem iria recebê-lo, mas especificamente designada para tornar possível a salvação daqueles a quem Deus Pai escolheu desde antes da fundação do mundo. Os calvinistas não acreditam que a expiação é limitada em seu valor ou poder (se Deus o Pai quisesse, teria salvo todos os seres humanos sem exceção), mas sim que a expiação é limitada na medida em que foi destinada para alguns e não para todos. 


Vocação eficaz (ou Graça Irresistível) 

Também conhecida como "graça eficaz", esta doutrina ensina que qualquer influência do Espírito Santo de Deus é irresistível, superando toda e qualquer resistência. Quando então, Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não será bem sucedido se tentar resistir. 


Perseverança dos santos
Também conhecida como "preservação dos santos" ou "segurança eterna", este quinto ponto sugere que aqueles a quem Deus chamou para a salvação, e depois, à comunhão eterna com ele (" santos ", segundo a Bíblia) não podem cair em desgraça e perder sua salvação. Mesmo que, em suas vidas, o pecado os leve a renunciar à sua profissão de fé, eles (se eles são autênticos eleitos), mais cedo ou mais tarde, retornarão à comunhão com Deus. Essa doutrina é baseada na suposição de que a salvação é obra de Deus do começo ao fim, que Deus é fiel às Suas promessas, e que nada nem ninguém pode impedir Seus propósitos soberanos. Este conceito é ligeiramente diferente do conceito usado em algumas igrejas evangélicas, de "uma vez salvos - salvos para sempre", apesar da apostasia, a falta de arrependimento ou a permanência no pecado, desde que eles tiverem realmente aceito a Cristo no passado. No ensino tradicional calvinista, se uma pessoa cai em apostasia ou não mostra mais sinais de arrependimento genuíno, pode ser prova de que ele nunca foi realmente salvo, e, em seguida, que não fazia parte do número dos eleitos.



Muito bem: como proposto inicialmente espero que você compartilhe sua visão sobre o artigo da Wikipédia de acordo com suas convicções cristãs e, posteriormente, após publicarmos um novo artigo a respeito dos Cinco Pontos do Arminianismo, nos comprometemos a apresentar esses pontos com as argumentações bíblicas que as sustentam para que sejamos todos iluminados pelo poder da Palavra de Deus, através do convencimento do Espírito Santo. Que o Eterno abençoe a todos nós, hoje e sempre!

2 comentários:

  1. Muito bom,maravilha sem medida.Que Deus possa continuar abençoando este ministerio.Evangelista Geraldo juntamente com a Equipe ministerial aliança com Deus.Direçao pastor presidente Moises-apaz amados.

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  2. Obrigado pelas palavras de incentivo, Dierald. Nosso propósito é servir de canal de bênçãos a todo povo de Deus.

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